Pagar pedreiro por diária ou empreitada?
Olá. Nesse post vou falar sobre minha experiência pagando pedreiros por diária e por empreitada. Eu já usei as duas formas de pagamento.
Quando paguei por diária, fiz antes um planejamento de tudo o que queria fazer durante o dia, e o pedreiro estava tentando me convencer que seria muito eficiente se eu pagasse uma diária para ele, acho que na época que fiz isso valeu a pena, o pedreiro querendo mostrar serviço fez tudo muito eficientemente, as vezes eu dizia algo do tipo: "não vou fazer isso por que vai gastar muito tempo, você vai ficar o dia todo nisso" e o pedreiro respondia com: "não, isso é rapidinho, não vou perder muito tempo", e realmente ele fez tudo rápido. Nessa condição eu diria que vale a pena.
Mas hoje em dia não pago mais nada por diária, fazer o serviço por empreitada é mais rápido, e eu não preciso ficar controlando o tempo do pedreiro, eu só preciso controlar a qualidade do serviço. O pedreiro quer terminar rápido e você sabe o ditado sobre a pressa ser inimiga da perfeição.
Então o que é melhor? Depende, você pode testar. Se tiver muitas tarefas e você for acompanhar tudo então pode pagar uma diária. Pessoalmente, se eu tivesse muitas tarefas, iria fazer uma lista e juntar tudo numa empreitada.
Eu pagaria a diária de um ajudante contanto que o pedreiro estivesse trabalhando por empreitada. Mas pensando bem agora, acho que seria mais eficiente se eu definisse um serviço e pagasse até o ajudante por empreitada, porque se você paga alguém pelo tempo, quanto mais tempo for gasto mais a pessoa ganha, então pra que a pressa? Mesmo que não seja por maldade, a lógica no subconsciente vai fazer força para o serviço não render tão pouco tempo. Digamos que eu fosse levantar um muro, o pedreiro cobra x e diz que vai demorar 5 dias, e precisa de um ajudante que será pago na diária. Eu poderia fechar o serviço com o ajudante, posso calcular 5 diárias e oferecer um valor fixo a ser pago pelo serviço, ainda digo: "você e o pedreiro formam uma equipe, assim que o muro ficar pronto você vai receber x (que equivale a 5 diárias). Acredito que dessa forma o ajudante vai trabalhar muito mais rápidamente, não me espantaria se o trabalho for feito em 2 dias. Coloquei em negrito porque é uma DICA e se eu tivesse pensado nisso antes, teria economizando um bom dinheiro.
Então, já escrevi demais e falei meu ponto de vista, empreitada é melhor. Se você tiver um pensamento ou experiência diferente, deixe um comentário.
Tenha uma boa obra.
Te vejo na próxima postagem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Boa dica, eu agradeço, vai me ajudar bastante. Gostaria de ressaltar uma coisa, nos softwares de orçamento de obras a exemplo do Orse, eles calculam o tempo de trabalho de um servente como a metade do tempo de um pedreiro, assim, por exemplo, se eu pagar a um pedreiro numa empreitada o valor correspondente a 8 horas de trabalho ao servente na mesma empreitada será pago um valor correspondente a 4 horas de trabalho
ResponderExcluirEmpreitada eu só pago no final da obra? como funciona a forma de pagamento?
ResponderExcluirDesculpe Boa tarde!!!
ResponderExcluirsou ajudante e sinceramente pagar pedreira na empreitada e ajudante na diária é de lascar kkkj vtntc
ResponderExcluir